Horta BH

 

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” – Lavoisier

Natureza: conjunto de forças, seres, leis e energias que se manifesta em todo o planeta. Verdadeira mãe que fornece todos os recursos necessários aos seres. Organismo vivo em constante transformação e evolução.

O grupo Juventude pela Paz de Belo Horizonte (MG) realizou uma vivência com o Reino Vegetal na horta orgânica do Núcleo-Luz Sagrado Céu, no dia 30 de junho de 2019.

Jovens preparando a plantação de horta em BH

Estudantes universitários

A vivência contou com a participação de 10 estudantes de vários cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No início do encontro, falou-se um pouco da Campanha da Juventude pela Paz aos alunos da Universidade. A origem, os princípios e as diversas frentes de trabalho da Campanha foram apresentados.

“O que mais me chamou a atenção na atividade realizada no Núcleo foi a liberdade de ir e vir e o sentimento de comunidade. O Núcleo me passou a impressão de ser um lar de portas abertas para quem tiver vontade de ajudar…”, comentou Isabel Castelo Branco, estudante de engenharia ambiental.

Na sequência, o grupo se dirigiu aos canteiros da horta. Segundo a jovem Emanuelle Tavares, “todos queriam participar de maneira ativa da vivência”. Noções sobre o processo de compostagem foram passadas na prática.

Transmutação

O Núcleo produz cerca de 800 quilos de matéria orgânica por mês. Dessa forma, a compostagem é uma atitude ecológica e sustentável de destinação do material orgânico que vem da cozinha para transformar-se em rico adubo para o solo. Os participantes trabalharam nas etapas do processo de compostagem. Desde o manejo básico, passando pelo condicionamento, até o uso do composto.

jovens com mão na massa plantando no núcleo de BHO filósofo espiritualista Trigueirinho, no livro “Glossário Esotérico”, diz que o Reino Vegetal expressa magnetismo, beleza, harmonia e a busca pela luz. Também exerce papel relevante na transmutação de vibrações em diversos níveis de consciência.

Isabel destacou que “o trabalho foi bem organizado e dividido de forma horizontal e harmoniosa, em que todo mundo se sentiu abraçado pela causa”.

Ao final, todos compartilharam de um delicioso almoço vegano com saladas da horta.

Mais informações

WhatsApp: +55 (31) 99140-2050