Em Comunhão com a Natureza: Receita de Snack de Grão-de-Bico

//Em Comunhão com a Natureza: Receita de Snack de Grão-de-Bico

Estamos vivenciando um período no qual há muitas confraternizações, celebrações junto aos familiares, amigos e grupos em que estamos inseridos. Na maioria dos encontros, alimentos a serem compartilhados se fazem presentes. Por descuido ou distração, a relevância da origem dos alimentos, e dos processos por que passam, inclusive a dedicação no preparo, e o agradecimento pela sua manifestação podem passar despercebidos.

Alimentação Consciente no Natal

Ao observarmos ou ao menos tentarmos imaginar o ciclo que ocorre até que o alimento esteja disponível para o consumo, damos um passo em direção à comunhão com a natureza.

Muitas relações são estabelecidas para a manifestação da vida em forma de alimento. O solo, a água, as sementes, os pássaros, as abelhas, entre outros animais, a relação com as plantas vizinhas, com os humanos que manejam e colhem os frutos da vida, resumidamente fazem parte desse ciclo.

Uma das oportunidades de comungar com a natureza nos é ofertada pela alimentação. Quando agradecemos, estamos honrando e reverenciando todos os reinos da natureza que participaram desse ciclo de criação.

Vale a pena refletir sobre nosso posicionamento frente aos alimentos, pois eles são fonte de energia e de vida. Comer com atenção plena é um exercício de aproximação com os alimentos e consigo mesmo. Observar e sentir as texturas, as cores, os aromas, as temperaturas, os sons produzidos ao mastigar, as sensações desencadeadas por cada alimento, aproxima-nos da realidade, do momento presente e cria uma conexão mais profunda com o nosso próprio ser e a Mãe Terra.

Existem muitos tipos de fome no mundo, e que não são necessariamente fisiológicas. Ao despertar e ampliar a consciência, é possível ajudar a saciar as diferentes fomes de nossos irmãos, não apenas com alimentos, mas com atitudes altruístas, amor e compaixão. Afinal, não nos alimentamos somente de alimentos, mas também daquilo que nos permeia, em diferentes níveis, como pensamentos e sentimentos.

Confira nas linhas abaixo mais uma receita vegana para trabalhar o amor na consciência:

RECEITA SNACK DE GRÃO-DE-BICO

Snack de Grão de Bico

Snack de Grão-de-bico

Ingredientes:

½ xícara de grão-de-bico cru

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de orégano

1 colher de  chá de açafrão em pó

1 colher de sopa de alecrim

½ colher de chá de sal

 

Modo de preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho por no mínimo 8 horas. Seque-o bem e coloque-o em uma forma untada com azeite. Leve a forma ao forno pré-aquecido a 200 ºC, por aproximadamente 30 min ou até ficar dourado. Retire a forma do forno e adicione os temperos escolhidos, espalhe bem para que os grãos não fiquem sobrepostos e retorne ao forno por mais 10 minutos. Você pode escolher os temperos conforme as suas preferências.

Por Júlia Pitsch de Farias

Nutricionista CRN10 6168

2018-12-23T18:52:11+00:0023, dez 2018|Reino da Natureza|