Alimentação Saudável

O consumo de produtos e serviços, bem como as nossas escolhas alimentares, influenciam diretamente na saúde do planeta. É necessário levantarmos alguns questionamentos e gerar reflexões que nos direcionem a realizar escolhas mais justas e conscientes, assumindo assim um maior comprometimento e respeito com a natureza.

Como preservar a Terra por meio da alimentação?

  • Os alimentos que foram produzidos de modo convencional, com agrotóxicos, são transgênicos? Ou são orgânicos?
  • Os produtos são locais? Ou viajaram longas distâncias para chegar ao seu prato?
  • Você conhece os produtores? O comércio é justo?
  • Os produtos são de origem animal?

Em 2018, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) constatou que cerca de 14% dos brasileiros declararam-se vegetarianos. Considerando a estimativa populacional oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa porcentagem corresponde a aproximadamente 29,2 milhões de vegetarianos no Brasil.

Existem diferentes classificações de vegetarianismo, e o que determina cada uma é a inclusão ou exclusão de produtos derivados de animais no cardápio diário.

Como preservar a Terra por meio da alimentação?

  • Vegetariano estrito: não consome carnes, ovos, mel, laticínios e produtos que incluam derivados animais entre os ingredientes, como gelatina, albumina, proteínas do leite, alguns corantes e espessantes.
  • Lactovegetariano: não consome carnes e ovos, mas consome laticínios.
  • Ovovegetariano: não consome carnes e laticínios, mas consome ovos.
  • Ovolactovegetariano: não consome carnes, mas consome ovos e laticínios.

Já o veganismo, refere-se ao não consumo de qualquer produto que gere exploração e/ou sofrimento animal; sendo assim, a alimentação vegetariana estrita é adotada.

De acordo com o posicionamento da American DieteticAssociation (ADA), as dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem promover benefícios àsaúde, na prevenção e tratamento de certas doenças. Sendo assim, é possível cuidarmos da saúde do nosso corpo e do planeta com uma alimentação nutritiva e que respeite a Mãe Terra.

Confira alguns benefícios da alimentação vegetariana na imagem abaixo:

Como preservar a Terra por meio da alimentação?

Fonte: Comendo o Planeta – Sociedade Vegetariana Brasileira (2015)

Em uma pesquisa recente, o impacto ambiental que se inicia no campo e termina na mesa, foi avaliado, e concluiu-seque a dieta vegana é a melhor forma de reduzir a poluição no planeta.

Como preservar a Terra por meio da alimentação?Segundo Joseph Poore, pesquisador da Universidade de Oxford, “uma dieta vegana é, provavelmente, a melhor maneira de reduzir nosso impacto no planeta Terra, não apenas gases de efeito estufa, mas acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso da água”.Sendo assim, somos responsáveis por nossas escolhas alimentares, que podem tanto preservar quanto contribuir com a degradação da Terra.

 

Por Júlia Pitsch de Farias

Nutricionista CRN10 6168