Após a criação dos Encontros da Juventude Missionária, o ano de 2018 teceu uma rede de missionários abnegados, unindo jovens coligados com a Campanha da Juventude pela Paz. Foi assim que os grupos jovens da Argentina se lançaram na aventura de servir, encarando cada novo encontro como uma oportunidade de aprender mais sobre a alegria da doação.

Missionários pela Paz ArgentinaDurante os dias 15 e 16 de dezembro, as cidades de Buenos Aires e de Córdoba viveram, concomitantemente, a experiência do III Encontro da Juventude Missionária. A programação até parecia ter sido montada em conjunto: Portenhos e Cordobeses foram ao encontro da necessidade do reino animal. Dando continuidade à assistência oferecida nos meses anteriores, os jovens de Buenos Aires seguiram no sábado (15/12) para o refúgio animal “El Paraíso de los Animales”, enquanto em Córdoba o grupo realizou atividades no refúgio canino “Revivir”.

Em Córdoba, o domingo (16/12) foi dedicado à colaboração na fundação “Sin Estribos”, que resgata e reabilita cavalos maltratados e abandonados. Dentre as tarefas, os missionários limparam os currais e estábulos, alimentaram os cavalos e organizaram grandes fardos de palha. Enquanto isso, os jovens em Buenos Aires visitavam o lar para anciãos “San Jorge”, ofertando acolhimento para os idosos.

“Esta é a terceira vez que participo da vivência e, realmente, em todas é possível ver a união, a alegria do grupo. Tanto no canil como no refúgio de cavalos, o grupo é muito esperado já que é de grande ajuda nossa presença, segundo os coordenadores do lugar.” – Diz Ayelén Hubert, jovem de Capilla del Monte, sobre a experiência missionária em Córdoba.

“Sentimos que foi aprofundando a energia de compartir, tanto entre nós, em fraternidade e em alegria sã, como também com o grupo de pessoas que assistíamos, aprofundando em fraternidade, união e alegria genuína.” – Conta Alejandra, que participou da vivência em Buenos Aires.

Missionários pela Paz Argentina

Os Encontros da Juventude Missionária em terras argentinas não param por aí. O grupo jovem de Córdoba já anuncia a quarta vivência missionária entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2019. Os jovens argentinos encontraram nas vivências missionárias uma forma de aquecer o coração e manter vivo o impulso recebido durante o Festival da Juventude pela Paz em Buenos Aires, em julho de 2018. Com as mãos entregues ao serviço, clamam silenciosamente: Somos irmãos!