Fraternidade: Segundo encontro da Juventude Missionária em Brasília – Brasil

//Fraternidade: Segundo encontro da Juventude Missionária em Brasília – Brasil

Juventude Missionária em Brasília - Brasil

Nos dias 30 e 31 de março de 2019, o Núcleo-Luz de Figueira em Brasília recebeu o segundo encontro da Juventude Missionária pela Paz, movimento que busca impulsionar a consciência dos jovens através do aprofundamento na lei do serviço e do amor aos Reinos da Natureza. Em uma conjuntura bastante especial, o encontro contou com a presença de experientes membros da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, entidade que integra e acompanha todas as vertentes de trabalho dentro da obra, desde as Missões Humanitárias até as atividades nas comunidades e monastérios.

Em resposta a esse especial convite, cerca de 14 jovens se congregaram para a vivência, compondo um grupo caracteristicamente heterogêneo em idade, formação e trajetórias de vida, contribuindo assim para a riqueza do encontro e a diversidade de experiências. Não somente os jovens responderam ao impulso, mas também a Rede-Luz de Brasília se reuniu para acompanhar as atividades e partilhas programadas ao longo do final de semana. Uma menção especial não poderia faltar a uma das integrantes mais assíduas do encontro – Aparecida de Maria, a gansa mascote do Núcleo que sempre despontava alegre e interativa a cada atividade.

Yoga durante encontro da Juventude Missionária em BrasíliaCaminho Espiritual

Mediante a presença de consciências experientes, a vivência se aprofundou no campo do estudo, dedicando, assim, um espaço maior às partilhas. Foram trabalhados campos pertinentes à tarefa espiritual do Núcleo-Luz de Brasília e a importância atual da atividade missionária, abrindo também um espaço para os jovens exporem suas dúvidas sobre temas particulares aos desafios da juventude. Não obstante, a programação incluiu práticas de contato e serviço aos Reinos da Natureza, yoga, vida grupal e oração, intercaladas ao longo  do encontro e permeadas pelo espírito de fraternidade. Assim, acolhidos amorosamente pelo grupo local, os jovens puderam aprofundar-se tanto na teoria quanto na prática da vida grupal em um Núcleo-Luz.

A presença de almas consagradas e experientes no caminho espiritual trouxe uma referência muito positiva para o grupo. Ademais, a exposição do amplo campo de atuação missionário e o estímulo à participação dos jovens mobilizou uma resposta interna de cada participante, expandindo a consciência sobre a atual abrangência da Fraternidade e os meios para uma maior integração nesse trabalho.

Assim, o encontro permitiu a ligação de um conhecimento espiritual eclético e preciso com a possibilidade de expressá-lo na vida missionária, nutrindo pontos importantes da consciência da juventude para manifestar uma vida mais coerente com os ideais que almeja viver.

Serviço aos reinos da natureza no Núcleo-Luz de BrasíliaSegundo Pedro Paulo, jovem de 24 anos que reside em Alto Paraíso, cidade próxima ao Núcleo, o encontro veio em um momento importante dentro de sua trajetória individual, trazendo justamente um impulso de integração grupal e um sentimento de fraternidade que procurava, somados à presença de uma instrução segura e profunda.

O Núcleo-Luz de Figueira em Brasília organiza atividades mensais em encontros sempre abertos, ecumênicos e gratuitos. Mais informações podem ser encontradas no Portal da Fraternidade, assim como os meios para difundir esse trabalho e abrir as portas para que mais consciências tenham acesso a essa oportunidade.

 

Por Renato Goshima

Membro da Juventude Missionária de São Carlos – SP

2019-05-17T15:13:24+00:0017, maio 2019|Servir juntos|