“Consideramos a Arte como o estímulo mais alto para a regeneração do espírito.” – Helena Roerich

Grupo Arte e Ação BH

A Campanha da Juventude pela Paz em Belo Horizonte iniciou 2020 com a criação do Grupo Arte e Ação pela Paz (GAAP). Uma das frentes mais ativas em BH é o serviço abnegado. Missões humanitárias e auxílio aos Reinos da Natureza são tarefas constantes. Outra frente sempre presente é a música junto com outras artes. Essas duas vertentes uniram-se para formar o GAAP!

Seminário de Educação

Uma grande inspiração para o Grupo Arte e Ação pela Paz foi o Seminário de Educação que ocorreu na Comunidade-Luz Figueira. Esse evento reuniu instituições e pessoas atuantes em situações de emergência e respostas humanitárias no âmbito da educação. Teve mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e vivências. E reuniu educadores de diversas linhas pedagógicas. Uma das ferramentas práticas exposta no Seminário foi o uso da arte em contextos de emergência.

O GAAP aspira a reunir voluntários para a construção do bem comum e de uma cultura de paz. É um grupo de serviço que pode usar a arte como instrumento de atuação. Atenção! Não precisa ser artista ou profissional! Há espaço para todo tipo de oferta! É uma construção coletiva unindo os talentos de cada um!

Arte BH

Casa das Crianças

A fundação do Grupo Arte e Ação pela Paz foi feita na Casa das Crianças no dia 11 de janeiro de 2020. A Casa é um local de serviço, que também é sede da Campanha da Juventude pela Paz em Belo Horizonte.

A atividade começou com uma “intervenção artística” permeada de música, projeção visual, poesia, expressão corporal e palhaçaria. A seguir, os participantes fizeram uma retrospectiva da Campanha da Juventude pela Paz em BH. Conversou-se sobre os pontos positivos e aqueles que podem ser aperfeiçoados. E as sementes do GAAP foram lançadas através de um plano de propostas práticas para o ano de 2020!

O GAAP ofertará aulas e oficinas para crianças, adolescentes e jovens na Casa das Crianças. Alfabetização, arte digital, artes manuais, contação de história, empreendedorismo, expressão corporal, inglês básico, matemática e música estão no rol de ofertas.

A ideia de um “Mini-Festival” a ser realizado na Casa das Crianças foi colocado no cronograma. As missões humanitárias (Brumadinho) e as vivências missionárias de auxílio aos Reinos da Natureza também estão na pauta.

Paz e alegria

O encontro terminou com uma dinâmica grupal sonora durante a qual foi lida uma mensagem sobre a juventude do planeta: “as legiões dos últimos tempos”. No final, os participantes fizeram um tour pelos aposentos da Casa das Crianças e compartilharam um lanche.

Durante a intervenção artística, foi declamada a “Oração do Bom Humor” de Thomas More. Uma das estrofes diz: “Dai-me, Senhor, uma alma simples, que saiba aproveitar tudo o que é bom e que não se assuste quando o mal chegar, e sim que encontre a maneira de colocar as coisas no lugar!”.

Mais informações sobre o GAAP BH:

WhatsApp: (31) 9 9140-2050 (Guilherme)