Comunidade-Luz Nova Terra, um lugar onde crianças e jovens se unem para viver uma Nova Vida

Eles não apenas são adotados pela idealizadora, fundadora e Mãe da Comunidade; são convidados a viver a transformação: nos pequenos atos da convivência entre irmãos, no serviço aos Reinos da Natureza, tudo parte da Escola Viva Parque Tibetano, onde todos aprendem porque tudo ensina.

Há alguns anos, o grupo de Comunidades ao qual a Nova Terra é vinculada iniciou a nobre tarefa de servir à humanidade através das Missões Humanitárias. De lá para cá, o grupo dos chamados missionários vem ministrando encontros de vivências missionárias a fim de levar um pouco de suas experiências adquiridas nas missões e formar missionários.

Crersendo

Momentos de viver o bem, esquecer-se de si, estar atento ao próximo

Entre os dias 23 e 24 de fevereiro, a Comunidade-Luz Nova Terra, em Teresópolis-RJ, recebeu um encontro da Juventude Missionária. Nós, que participamos da vivência, transpirávamos companheirismo, alegria, amor. O Amor estava entre nós, no carinho com os animais, no respeito à natureza. A união era visível nos atos e gestos, nos olhares e sorrisos, no querer compartilhar e colaborar.

CrerSendo

Crianças, jovens, adultos. A idade não conta para quem encontra dentro de si o chamado ao serviço. Em uma verdadeira missão, deu-se a unidade entre os Reinos da Natureza. Reabrimos o “Caminho da Cura”, uma via que se inicia no lugar onde vivem os animais domésticos e passa por uma pequena cascata localizada dentro dos limites da comunidade. Para que o reino mineral fluísse livre, limpamos o leito e seu entorno, as estradas de acesso e a mata ciliar. Também banhamos mais de 70 cães, tratando-os e cuidando-os como a irmãos; fizemos manutenção das cercas, porteiras, pinturas de paredes das instalações destinadas aos equinos.

“Quando trabalhamos em grupo, fazemos coisas que não fazemos sozinhos e ficamos menos cansados também” (Alethea, 16 anos)

Em outro momento, dentro da Vivência, concordamos em reunir-nos no chamado Morro de Maria, área interna da Comunidade, e compartilharmos em grupo o amanhecer. Sintam o relato de participante do encontro e também moradora da Comunidade, em seu encontro com o sol.

CrerSendo

“Todos estávamos cansados depois de um longo dia de tarefas, mas a unidade e a força nos fez levantar às 5 da manhã. Éramos um grupo de mais de 20 pessoas ascendendo ao Morro. Ainda às escuras, iluminados pouco a pouco pela aurora do novo dia, subimos em silêncio. Por cima das nuvens brancas, destacava-se a silhueta rochosa da Serra dos Órgãos e, apontando ao céu, o Dedo de Deus. Dali podíamos vislumbrar onde todo o encontro estava sendo realizado: em um berço imerso na floresta e escoltado por grandes montanhas, como um pai e uma mãe protegendo-nos de longe, enquanto nos observam crescer.

Então despontou o primeiro raio de sol e, pouco a pouco, foi descobrindo-se a si mesmo até brilhar por inteiro. No silêncio, era como se cada um de nós estivesse unido a ele por um de seus raios. E todos os seus raios se fizeram um com ele, iluminando nosso caminho na Terra rumo à Consciência Única.”

CrerSendo

Recebemos, ainda, um curso de primeiros socorros, como parte da formação missionária. “…muito útil…”, dizia um dos jovens participantes. O missionário pode deparar-se, em seu cotidiano, com diversas situações distintas em que deverá atuar criativamente para solucioná-las. “A gente tem que trabalhar com o que tiver ali, na hora… manter a calma…” comentava outro jovem. Toda essa formação visa prover a consciência do missionário de meios que lhe permitam uma ligação com o centro do próprio ser. Lá receberá toda ajuda de níveis superiores a si mesmo, ajuda adequada e orientada à resolução de cada uma dessas situações.

A vivência missionária na Nova Terra abriu-nos, em um pequeno vale do planeta e em nosso coração, o caminho da cura. O caminho da fraternidade universal:

“Nunca desista de ajudar ao próximo…tem tanta gente precisando de ajuda!” (Nathanael, 15 anos)

CrerSendo

­Por Juan Diego

Residente da Comunidade-Luz Nova Terra – Teresópolis, RJ