Impulsos de Fraternidade: Relato do Encontro da Juventude Missionária em Maldonado e Ciudad de la Costa, Uruguai

//Impulsos de Fraternidade: Relato do Encontro da Juventude Missionária em Maldonado e Ciudad de la Costa, Uruguai

O mês de julho, para o grupo jovem do Uruguai, foi um mês de muitos impulsos. Entre os dias 20 e 22, Montevidéu recebeu o primeiro Encontro da Juventude Missionária pela Paz, que deixou no coração dos participantes uma aspiração para continuar caminhando na senda do serviço abnegado. Assim, os jovens uruguaios logo encontraram em suas agendas uma nova data para a segunda jornada no país: Ciudad de la Costa e Maldonado receberam o encontro entre os dias 24 e 26 de agosto.

Atividade no instituto "Juntos por un Sueño"

Atividade no instituto “Juntos por un Sueño” – Uruguai

Na sexta-feira (24/08), o grupo iniciou o encontro retornando ao Centro Ocupacional para pessoas com deficiência “Juntos por um Sueño”. Apesar da intensa chuva, o grupo, com cerca de dez pessoas, compartilhou um dia alegre no local, permeado por muitos cânticos e um almoço fraterno. Os jovens ofertaram orações para o Anjo Guardião e para todas as crianças do mundo, e começaram a ensaiar as músicas “Regala Amor” e “Paz en la Tierra”. Durante a atividade, foi realizada a leitura e aprofundamento da letra da canção “Regala Amor”, unindo o coração a cada palavra que era entoada. Esses ensaios representaram o início do projeto de participação da instituição no Festival da Juventude pela Paz em Montevidéu, que ocorrerá em abril de 2019.

No segundo dia da jornada (25/08), os jovens se encontraram para realizar serviço ao reino animal no Refúgio de Vida Marinha em Piriapolis. O refúgio trabalha com a fauna marinha, resgatando e reabilitando animais como focas e pinguins, e agindo na sensibilização da população sobre os problemas que enfrentam os seres marinhos nos tempos de hoje. Através de ações de limpeza dos espaços, preparo e oferta de alimentos, os jovens serviram em silêncio e simplicidade a Mãe Natureza. Durante o período da tarde, o grupo encerrou as atividades do sábado realizando atividades de harmonização no Merendero “Barrio Los Eucaliptos”, que já havia recebido os jovens missionários no primeiro encontro.

Auxílio ao Reino Animal no Refúgio de Vida Marinha (Piriápolis)

Auxílio ao Reino Animal no Refúgio de Vida Marinha (Piriápolis) – Uruguai

No último dia (26/08), membros da Rede-Luz e do Corpo de Bombeiros ofertaram aos os jovens missionários uma oficina que versou sobre o tema “Ação Imediata em Situação de Emergência”. A atividade reuniu 15 pessoas, que assistiram palestras sobre primeiros socorros. Os jovens, que enfrentaram de forma imprevista um incêndio na primeira jornada, receberam dos palestrantes instruções valiosas para a formação missionária.

O encontro foi encerrado com uma Comunhão Ecumênica ministrada por membros da Ordem Graça Misericórdia.

Confira AQUI o relato do primeiro Encontro da Juventude Missionária no Uruguai, e veja as fotos da jornada de agosto em nosso Facebook Oficial!

2018-09-28T16:26:49+00:0028, set 2018|Servir juntos|