Lançando Sementes: Juventude Missionária em Brasília – Brasil

//Lançando Sementes: Juventude Missionária em Brasília – Brasil

Encontro da Juventude Missionária em Brasília - Brasil

Entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2019, o Núcleo-Luz de Figueira em Brasília recebeu pela primeira vez a Vivência Missionária Jovem, evento que visa difundir e aprofundar ações de serviço humanitário e que percorre diversas cidades congregando jovens para que aprendam sobre o ato de doar de si mesmo ao próximo.

Num cenário que exibe uma rica paisagem típica do cerrado brasileiro, coroada pela presença do Rio Pipiripau e por uma bela biodiversidade de fauna e flora, o foco de todo o trabalho não poderia ser outro senão o serviço aos Reinos que, apesar de tão esquecidos, também representam o próximo em nossas vidas e, igualmente, devem receber todo cuidado e respeito.

As atividades concentraram-se na harmonização dos espaços na área sede do Núcleo, onde foram limpados canteiros com excesso de galhos e troncos, removidas plantas invasoras e organizadas as trilhas de acesso ao lago. Ainda dentro do trabalho com o reino vegetal, o grupo realizou o plantio de novas mudas de frutíferas na área do pomar e apoiou a revitalização de um sistema agroflorestal, podendo conhecer um pouco mais sobre essa importante técnica de agricultura sustentável.

Jovem servindo ao reino animal em Brasília - Brasil

O reino animal também recebeu sua merecida atenção, através dos cuidados com os cavalos que ali residem. Esses animais foram resgatados há alguns anos pelos antigos responsáveis e hoje recebem os cuidados para que tenham uma vida digna, sem exploração e livres.

Todas as atividades contaram com o apoio da Rede-Luz, que não somente ajudou na organização prévia do encontro, mas também participou ativamente das ações e acolheu de maneira muito amorosa todos os jovens que, no final da vivência, compartilharam o quanto esses dias excederam suas expectativas e foram marcantes em suas jornadas.

Cada um desses encontros traz em si uma infinidade de impulsos que vão muito além das tarefas práticas. Cada oração, conversa e liturgia realizadas, somadas à experiência de vivenciar uma forma diferente de conviver, que é a vida grupal, permite criar uma condição que amplia a consciência da juventude e traz o impulso do novo. Tudo isso cativa a consciência do jovem que o vive seu despertar espiritual e anseia por um conhecimento que o preencha.
“Uma experiência muito rica pela troca com as pessoas, com a natureza, com os reinos, e onde podemos perceber a manifestação divina mediada pelo amor entre todos”, compartilha Renato, jovem de Brasília.

Encontro da Juventude Missionária em Brasília - BrasilComplementando esses impulsos, o grupo trabalhou um estudo sobre as Missões Humanitárias, que representam uma imersão maior na lei do serviço e da doação. Assim, os jovens conheceram algumas ações nacionais e internacionais da Fraternidade através das missões e puderam entender um pouco mais como funciona esse trabalho, principalmente através dos exemplos da missão na Colômbia, que incluiu pela primeira vez a Campanha da Juventude em seu quadro de missionários.

O trabalho no Núcleo-Luz de Figueira Sagrados Reinos segue em plena expansão e uma de suas metas é promover mensalmente encontros com a juventude, para trabalhar a instrução e o serviço. Os encontros são gratuitos, ecumênicos e abertos a todos os jovens que tenham em seu interior o anseio para saber mais sobre a vida do espírito e como expressá-la no dia a dia, através do serviço e do amor aos Reinos da Natureza.

Conheça mais sobre os Encontros da Juventude Missionária AQUI.

2019-03-13T17:01:42+00:0013, mar 2019|Servir juntos|