Missão Salvador

Agosto começou com um impulso muito forte na cidade de Salvador. Depois do Festival da Juventude pela Paz, que aconteceu em 28 de julho, com o atributo Fraternidade, em tudo buscar unidade e equilíbrio, foi realizada a primeira vivência da Juventude Missionária no sábado, 3 de agosto.

O local escolhido foi a Comunidade Trindade. A Rede-Luz, rede de voluntários que prestam serviços humanitários e orações ecumênicas, já realiza o serviço de forma mensal no local, e dessa vez os jovens participaram ativamente também. A Trindade é uma comunidade que acolhe pessoas em situação de rua e oferece oportunidades de mudança de vida àqueles que desejem. As tarefas foram de cuidado com os animais, limpeza dos banheiros e de telhas, preparo do alimento e manutenção da horta e do labirinto.

Em roda de conversa foram partilhados a experiência do festival, o espírito ecumênico que uniu o grupo, a vontade de servir, a importância das tarefas grupais e, principalmente, a energia de amor que emanava do trabalho e preenchia os seres.

Missão Salvador“Hoje eu tive que lidar com aquilo que podemos chamar de prática. Normalmente, estamos sempre dispostos a afirmar que não temos preconceitos, que somos isentos de julgamentos, que todos somos iguais e, assim, adoramos lutar, na teoria, por essa igualdade. Só que a experiência de hoje me trouxe para uma realidade e a prática dela: almocei, juntamente, a mesma comida, nos mesmos pratos e talheres daqueles que foram, algum dia, sobreviventes das ruas. Isso me fez lembrar de Jesus Cristo, que sentou-se à mesa com os discriminados pela sociedade da sua época. Assim, percebi, que, naquele momento, de fato, eu estava aproximando-me da premissa de que ’todos somos iguais perante Deus‘, porque não importava de onde viemos e o que vivemos, estávamos no mesmo espaço, compartilhando o mesmo alimento e a mesma energia. Eu vi, dessa forma, que ainda preciso caminhar muito para desconstruir tantos preconceitos e diminuir o meu distanciamento do próximo, fugindo da teoria e vivenciando mais a vida. Que dia! Obrigada a todas e todos do grupo Fraternidade. Grata ao universo por oferecer-me a oportunidade de ser melhor.” – Relata uma jovem que participou da atividade.

Certos de que o Cristo caminhava entre eles, a ação foi finalizada com muita alegria, e o grupo se disponibilizou para outras tarefas. Em cada relato, ficava evidente a bela confirmação de que o que os une não estava em letreiros ou cartazes, mas sim no amor genuíno, aquele que aquece e acolhe sem olhar a quem; no sentimento puro de servir, de transformar-se e de tornar-se luz para curar e ser curado.

Missão Salvador

 

As atividades do grupo jovem de Salvador continuam, e aqueles que sintam impulso de participar podem entrar em contato através do e-mail: grupojovemsalvador@gmail.com.