“Há um significado interno em todas as coisas” – Folhas do Jardim de Morya (1924)

O Grupo Juventude pela Paz de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, promoveu o estudo temático “O Evangelho da Alma” no dia 20 de dezembro. O subtítulo do tema fala um pouco sobre o conteúdo exposto: “A história do Cristo vivo no próprio reino interior”.

As Escrituras Sagradas são reflexos de grandes verdades universais e abarcam diferentes níveis de compreensão. Nesse sentido, podem-se elencar três contextos: o histórico, o religioso (ou doutrinário) e o místico (ou mítico). O foco desse encontro foi o contexto místico ou mítico.

Os mitos sãos instruções simbólicas sobre as etapas da evolução da consciência e revelam os aspectos constituintes do reino interior de cada ser. Durante o estudo foram indicadas chaves interpretativas acerca da simbologia encontrada nos Evangelhos. Os textos evangélicos trazem as distintas etapas de redenção e transformação internas vividas pelo ser a partir do despertar da Consciência Crística. Além disso, foram exibidos vídeos ilustrativos sobre duas parábolas da Misericórdia encontradas nos Evangelhos: a do Bom Samaritano e a do Filho Pródigo.

Breno Bucek, de Belo Horizonte e participante do Grupo Juventude pela Paz, comentou: “É um momento de entrar em contato com a própria alma, de encontro consigo mesmo, e não apenas um estudo intelectual. É uma oportunidade de aprendizado que podemos pôr em prática no cotidiano.”