O Nascimento do Cristo interior: Peregrinação Jovem ao Centro Mariano do Espírito Santo

//O Nascimento do Cristo interior: Peregrinação Jovem ao Centro Mariano do Espírito Santo

Reunindo cerca de 20 jovens do Brasil e Argentina, a Peregrinação Jovem ao Centro Mariano do Espírito Santo foi o segundo encontro de peregrinação a um Centro Mariano organizado pela Campanha da Juventude pela Paz. O primeiro foi realizado no Centro Mariano de Figueira, (Minas Gerais – Brasil) no mês de junho, e versou sobre o tema “A Parábola do Bom Samaritano”.

Peregrinação Jovem ao Centro Mariano do Espírito Santo

Dessa vez, o encontro em terras Argentinas ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro, trabalhando o tema “É necessário nascer do Espírito”. Como simbologia interna, as peregrinações sempre realizam o estudo de uma passagem das escrituras. O Centro escolhido para o encontro, localizado em uma região montanhosa da província de Córdoba, na Argentina, inspira o contato interno, criando o ambiente propício para o desenvolvimento de temas espirituais.

Na sexta-feira (26/10) a peregrinação começou por meio de uma reflexão da passagem bíblica que narra o encontro de Jesus com Nicodemos, realizada por Frei Thomas (monge da Ordem Graça Misericórdia). “O eixo do trabalho de peregrinação jovem aos Centros Sagrados é ativar o contato do jovem com o ponto mais elevado no próprio interior” – Comenta frei Thomas. O estudo realizado na sexta-feira introduziu na consciência do grupo a energia de busca espiritual que permeou todo o encontro.

Subida ao cume do monte

No sábado (27/10) o grupo subiu o monte El Pajarillo, como símbolo do começo da jornada rumo ao reencontro com o ponto mais alto e sagrado dentro de si. No cume do monte foi realizada uma sintonia onde todos os jovens presentes foram convidados a ingressar no silêncio do próprio interior. A atividade culminou em uma comunhão ecumênica.

Depois da experiência dos dois dias anteriores, a síntese da experiência vivida pôde ser realizada no domingo (28/10), onde cada participante teve um espaço solitário para fazer sua própria reflexão. Os impulsos vivenciados por cada jovem puderam ser compartilhados antes do encerramento do encontro, que foi finalizado com uma Comunhão Ecumênica.

“O aprendizado que mais me marcou na Peregrinação foi descobrir que quando se caminha grupalmente todas as virtudes e defeitos se equilibram entre o grupo, e como grupo temos muito mais força para chegar ao topo da montanha do que se fizéssemos o mesmo sozinhos” – Resume em poucas palavras o jovem Facundo Zmutt.

O caráter transformador da peregrinação permeou o depoimento de vários jovens presentes no encontro:

“Senti nascer de mim uma grande reverência a nosso mestre Jesus que através de seu grande amor nos mostra o caminho de peregrinar até nossa verdadeira essência, até Deus” – Florencia Elero, La Punta, Argentina.

“Foi na verdade como um antes e um depois, como soltar uma mochila muito pesada que estava carregando há muito tempo, posso dizer com certeza que foi uma peregrinação que mudou minha vida” – Santiago Artacho, Buenos Aires, Argentina.


Confira abaixo o vídeo com relatos dos jovens que participaram da Peregrinação Jovem ao Centro Mariano do Espírito Santo, e veja mais fotos do encontro em nosso Facebook Oficial!

2018-12-01T17:12:22+00:001, dez 2018|Oração do Coração|