O Poder da Graça: Filme Jornada pela Liberdade

//O Poder da Graça: Filme Jornada pela Liberdade
Filme Jornada pela Liberdade

“Que sou eu sem a graça, senão um lenho seco e um tronco inútil, que se atira ao fogo?” (Tomás de Kempis)

Um cavalo se contorce de dor no chão e não consegue se levantar para continuar a carregar seu fardo: a carruagem do seu dono. O cocheiro não admite tal estafa e açoita o corpo do animal, impiedosamente. Pela pequena janela de outra diligência que passa na estrada, um de seus passageiros observa a cena cruel. O passageiro desce de seu veículo e interrompe os maus tratos que estavam sendo infligidos ao indefeso cavalo. Esse sujeito chama-se William Wilberforce e essa é a primeira cena do filme “Amazing Grace” (no Brasil: “Jornada pela Liberdade”).

É um filme biográfico e histórico dirigido por Michael Apted, que aborda a campanha abolicionista liderada por William Wilberforce no Parlamento Britânico.O enredo do filme gira em torno de William, mas o título refere-se à música composta por John Newton: “Amazing Grace”.

John Newton, figura histórica também retratada no filme, foi um pastor anglicano que antes de sua conversão ao cristianismo trabalhou como traficante de escravos.Conta-se que ele era um blasfemo, zombador das coisas divinas e extremamente devasso. Certa vez, durante uma tremenda tempestade, John Newton, à beira da morte, orou a Deus pela primeira vez depois de anos. Esta viagem ainda enfrentou diversas intempéries e perigos, mas, por fim, o navio e sua tripulação conseguiram chegar a um porto seguro.

A partir desse episódio, John Newton decidiu parar de blasfemar, entretanto, pouco tempo depois, ele retornou aos seus hábitos desequilibrados e cruéis como capitão de navio negreiro.Paulo de Tarso, em sua epístola aos Romanos, indicou o conflito interno daquele que se dispõe a se transformar em direção à luz: “Com efeito, não faço o bem que quero, mas pratico o mal que não quero” (Rm, 7:19).

Somente após ser acometido de malária e ficar bastante debilitado, Newton se dá conta do curso de sua vida e da misericórdia divina que sempre o acompanhou. Assim, reconhecendo a miséria de sua condição, ele toma a decisão de “se entregar ao Senhor”. Dizem os registros biográficos que aquele ato de verdadeira entrega foi o início de uma gradual, mas profunda transformação de sua existência.

John se conscientizou definitivamente da crueldade e da desumanidade do tráfico de escravos e afirmou que “a força do hábito, o exemplo e o interesse comercial cegaram meus olhos”. Mais tarde, o ex-capitão de navio negreiro tornou-se pastor anglicano e um dos maiores defensores do fim da escravidão na Grã-Bretanha. Ele foi orientador e conselheiro de William Wilberforce.

Navio Negreiro Rugenda 1830

O filme mostra a luta abolicionista de William Wilberforce na esfera política:os anos de atuação por meio de discursos no parlamento, textos contra os horrores da escravidão, difusão de relatos existenciais de ex-escravos etc. A exposição de ideias e de argumentos a favor da dignidade humana, da justiça social e da libertação do ser humano foram as bandeiras de Wilberforce em sua trajetória política.

O filósofo brasileiro espiritualista José Trigueirinho Netto diz que “A Graça pode transformar em pura Luz o escuro poço da consciência terrestre”. Esse movimento da Graça se expressa claramente nos versos iniciais da canção composta por John Newton: “Amazing Grace, oh how sweet the sound that saved a wretch like me” (tradução livre: “Maravilhosa Graça, oh quão doce é o som que salvou um miserável como eu”).

O grupo Juventude pela Paz de Belo Horizonte (MG) assistiu ao filme “Amazing Grace” na sua atividade de 29 de dezembro de 2018. Depois da exibição, os jovens conversaram sobre questões suscitadas pela história. Ainda naquele dia, os participantes acompanharam a transmissão da Oração pela Paz dos Jovens no Mundo e realizaram o ensaio do coral com a música tema do filme: “Amazing Grace”.

Ficha Técnica:

Título: Amazing Grace     Grupo Jovem Belo Horizonte

No Brasil: Jornada pela Liberdade

Ano: 2006

Duração: 118 minutos

Direção: Michael Apted

Mais informações sobre o Grupo Juventude pela Paz BH:

WhatsApp: (31) 9 9140-2050 ou (31) 9 9384-9872

2019-01-24T21:06:57+00:0017, jan 2019|Instrução de Paz|