Um Convite Especial: Festival da Juventude pela Paz em São Paulo

//Um Convite Especial: Festival da Juventude pela Paz em São Paulo

No dia 21 de outubro de 2018, a cidade de São Paulo receberá a 8ª edição do Festival da Juventude pela Paz, evento ecumênico que promove a cultura de paz entre os jovens através da expressão da arte, música, serviço e oração. E, ainda que o dia do festival não esteja tão próximo, o trabalho dos bastidores para a manifestação desse encontro já está a todo vapor.

No último final de semana de agosto de 2018, jovens integrantes da Campanha da Juventude pela Paz estiveram em São Paulo para percorrer diferentes locais da cidade em busca do melhor espaço para a realização do evento, assim como para conhecer os fornecedores, as particularidades da cidade e, principalmente, para tentar fortalecer os grupos de jovens locais, já que a expressão desses grupos traz um caráter autêntico para cada edição do festival.

Construção do Festival da Juventude pela Paz

Por se tratar de um evento complexo, o trabalho tem suas demandas distribuídas em várias comissões: alimentação, logística, técnica, produção musical e artística, difusão, meio ambiente, entre outras.  Os grupos se formam à medida que cada jovem se coloca na tarefa com que sente afinidade, sempre acompanhados por integrantes mais experientes no trabalho. Formam-se os grupos de WhatsApp, organizam-se os Skypes de atualização, promovem-se os encontros presenciais de atualização e, pouco a pouco, toda a estrutura necessária, material e humana, vai tomando forma, até o dia do evento.

Ao ingressar nessa jornada de trabalho, o jovem descobre que por detrás de cada detalhe da manifestação do festival existe muito esforço e dedicação, sustentados por almas que  ofertam seus talentos, tempo e energia de forma voluntária, sem qualquer remuneração material. E na “bagunça organizada” desses bastidores, o sentimento de irmandade se fortalece a cada dia, assim como a gratidão por cada ser que se oferta para a tarefa.

Uma energia sustenta e une todos, em meio aos inúmeros imprevistos que se apresentam e às falhas humanas que, inevitavelmente, ocorrem.  No silêncio, os corações são tocados e protegidos em cada tarefa. E ao final, cada um dos que participam dessa organização, com suor e dedicação, tem a graça de entender que nada fizeram, e que aquilo que manifesta o Festival da Juventude pela Paz é algo muito maior do que todos.

Não há protagonistas no palco ou nos bastidores. O festival é uma formatura para a qual culminam tantos meses prévios de trabalho, e a alegria, que uma vez sentiu o coração do jovem quando pela primeira vez participou do festival, amadurece e se transforma na alegria de poder ajudar a que outros corações tenham essa mesma experiência.

jovens no Festival da Juventude pela Paz de BH

Ao jovem que se apresenta para essa jornada, muitos desafios e provas se apresentarão para tirá-lo de sua zona de conforto e instigá-lo a manifestar o melhor, em meio às suas limitações e às de todos os irmãos que se unirão a ele nessa tarefa. Porém, apesar das dificuldades, os frutos desse trabalho sintetizam no coração os seus impulsos mais elevados de expressão e traz propósito e paz.

Jovem, sinta-se convidado a participar da manifestação do 8º Festival da Juventude pela Paz em São Paulo. Muitos braços são necessários, e cada coração que se aproxima com sinceridade expande a alegria de todos, infinitamente. Os interessados poderão encontrar no site da campanha todos os contatos e formas de apoiar-nos. E uma vez dado o sim e percorrendo o caminho de sustentação desse sim, crescerá a confiança de que as portas se abrirão e trarão a alegria de caminhar para o novo.

Adiante!

Contato:

e-mail: juventudepelapaz.sp@gmail.com

telefone: (11) 99567-9546 (Natália)

Momento de união durante a Roda em um Festival da Juventude pela Paz

2018-09-04T13:33:41+00:004, set 2018|Notícias do Festival|