De Jovem Para Jovem:
Construindo Um Olhar De Paz, Por Meio De Uma Oficina De Fotografia

Um dos princípios da Campanha da Juventude pela Paz é que os próprios jovens auxiliem na elevação da consciência de outros jovens. Esse foi o ponto de partida para a criação da oficina de vídeo e fotografia realizada por integrantes do grupo jovem de Belo Horizonte, na Casa das Crianças, espaço de serviço que acolhe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A oficina aconteceu durante os meses de outubro e novembro de 2016 para uma turma de 12 jovens da região.

A proposta da Oficina surgiu do fotógrafo Deiler Dias, de 24 anos. A idéia era a seguinte: trabalhar a construção do olhar de Paz por meio da arte fotográfica e áudio-visual. Durante o curso, foram compartilhadas diversas técnicas fotográficas com os alunos. Contudo, o foco principal foi ajustar o olhar para reconhecer e registrar a Paz no próprio cotidiano.

“Tentamos mostrar para os jovens, que não importa onde você mora, a roupa que você usa, o celular que você tem, a Paz existe e permeia todas as coisas. Precisamos só parar um pouquinho, mudarmos a forma como olhar para o mundo ao nosso redor, que iremos perceber que a Paz está manifestada em muitas coisas” – reflete Deiler Dias.