Comunhão com a Natureza

Imersos em um mundo de consumo, contribuímos diariamente para a mudança climática. Nossas atividades habituais requerem a queima de combustíveis fósseis, que produzem emissões de dióxido de carbono (CO2). O desmatamento e a produção de cimentos e outros bens também contribuem para o aumento do CO2, o qual é responsável por 53% do nível de aquecimento global, sendo parte da mudança climática.

O que é o efeito estufa?Um pacto de vida

O efeito estufa é um evento natural na atmosfera do nosso planeta. Graças aos gases de efeito estufa, tais como o vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio e ozônio, mantém-se a temperatura do planeta, permitindo, dessa maneira, a vida sobre ele. O aumento desses gases na atmosfera, quando desencadeado pelo homem, é nocivo para o planeta. Além disso, na atmosfera também estão presentes os chamados clorofluorcarbonos, gases artificiais que contribuem para o efeito estufa.

De que maneira contribuímos para a produção de CO2 em nossa vida cotidiana?

Um pacto de vidaO uso de veículos em nosso cotidiano emite CO2, além dos gases que produzem ozônio de baixo nível, outro gás de efeito estufa. Todo transporte terrestre, ferroviário, aéreo e marítimo no qual se queima combustível fóssil é fonte de CO2.

Além disso, a cada vez que acendemos o aquecedor elétrico ou a gás, estamos direta ou indiretamente queimando combustíveis fósseis e emitindo gases de efeito estufa.

Que podemos fazer para diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, principalmente o CO2, em nossa vida diária?

Diminuir o uso do nosso carro, caminhando e/ou utilizando bicicleta ou transporte público.

Plantar uma árvore.

Economizar energia: utilizar o calor do sol para secar a roupa, evitando secadoras; programar o ar condicionado com temperaturas mais altas para esfriar habitações e mais baixas para aquecê-las; evitar a perda de calor da casa, isolando o teto durante o inverno; desligar e desplugar os aparelhos eletrodomésticos quando não estiverem em uso; e, ao adquirir novos equipamentos, verificar se fazem uso eficiente da energia.

Entre outras coisas, podemos: Um pacto de vida

Reduzir o consumo de carnes e de lácteos.

Reciclar e reutilizar o vidro, o plástico e o papel em nossas casas, assim como também a água, utilizando água de chuva.

É importante saber que a emissão de CO2 também se dá na fabricação de papel, alimentos e outros produtos. Isso porque, para obter o calor e o vapor necessários para as diferentes etapas da sua produção, utiliza-se combustível fóssil. A isso se somam as emissões provocadas pelo transporte de suas matérias primas e produtos.

Por outro lado, o transporte e processamento dos materiais para a reciclagem também implica a emissão de dióxido de carbono, o que também ocorre com a água.

E recordemos sempre o que é mais importante:

Fazer um pacto de vida, mudando nossos hábitos.

Transmitir nosso saber aos demais, ser mensageiros do nosso conhecimento, como a  Mãe nos pede: saber que, entre todos, podemos melhorar nossas vidas e a de todos, reunir-nos com os nossos familiares, amigos e vizinhos para compartilhar alternativas e ajudar-nos mutuamente a estabelecer esse pacto de vida com a vida.

Bibliografia:

Acciona, 2016. https://www.youtube.com/watch?v=YLFLxQ0t07A

Borrás, C. 2018. https://www.ecologiaverde.com/principales-fuentes-de-emision-de-co2-404.html#anchor_1