A preocupação com o meio ambiente tem adquirido relevância crescente nos últimos tempos. O novo relatório da ONU Meio Ambiente aponta um aumento de 38 vezes da legislação ambiental em vigor desde 1972, e hoje se busca implementar tais perspectivas com o objetivo de “mitigar a mudança do clima, reduzir a poluição e evitar a perda generalizada de espécies e habitats.”

Em harmonia com esse movimento de relação mais consciente com a natureza, somos convidados por nosso amado Instrutor, o Santo Padre Pio, a manifestar uma horta orgânica em cada uma de nossas residências, sejam elas casas com jardim, campos ou mesmo apartamentos.

Horta e Criatividade

Esse contato com a terra para produzir o alimento de forma saudável gerará muitos frutos na consciência dos que se animarem, e consequentemente, pelo exemplo e irradiação, muitas outras pessoas poderão se beneficiar.

Esse não é o único ponto, Padre Pio esclarece que o atual sistema econômico não respeita leis de equilíbrio e por essa razão está destinado a ruir, o que gerará a escassez inesperada de alimentos, assim como já podemos perceber pelas consequências da atual condição sanitária vivida mundialmente. Dessa forma, o Santo amorosamente nos alerta que a atividade da horta será um meio simples de subsistência autônoma.

Ainda mais! Os que aderirem são convidados a, fraternalmente, compartilhar o que produziram com seus vizinhos e com aqueles que necessitarem. Essa é outra forma de curar a indiferença que hoje a humanidade vive.

Temos a oportunidade de deixar aflorar os dons que o Universo nos entregou e por meio dessa atitude expressar, com a inspiração de anjos e devas, a criatividade na manifestação de cada horta.

A disposição é mais importante que a disponibilidade de espaço físico, pois mesmo em apartamento sem varandas é possível plantar nossos próprios alimentos; seja com pequenos vasos próximos das janelas ou mesmo com a adaptação de pallets para construir uma horta vertical.

A seguir, a mensagem completa de Padre Pio para aprofundamento do tema:

Horta e Criatividade

 Na economia e na sustentabilidade destes tempos, buscar ideias criativas

Filhos,

Nestes tempos, em que toda a economia e o sistema mundial vivem sua falência por ser um sistema não equitativo, Eu os convido a levar adiante ideias criativas, para que a falta de alimentos ou de recursos não os surpreenda da noite para o dia.

Chamem, neste momento, a presença dos anjos e dos devas criadores da natureza e projetem as ideias que todos eles possam inspirá-los, para que sempre estejam em comunhão com a Criação.

Sejam criativos como alguns seres humanos o são com a natureza e, sem transgredi-la, criem em suas casas, jardins ou, ainda, em seus campos, algumas hortas orgânicas para que, sendo plantadas e cultivadas por vocês, sirvam-se de toda a abundância que a natureza pode lhes dar.

Mediante orações e trabalho na terra, com água e sementes, manifestem suas hortas orgânicas nestes tempos, para que elas não apenas alimentem as suas famílias, mas também, em solidariedade, vocês possam compartilhar com o semelhante o que colherem.

Nestes tempos, estabeleçam o espírito da autossustentabilidade e comecem a desapegar-se do consumismo material e da dependência que o restante da humanidade vive, porque certos sistemas mundiais hipnotizaram e tornaram dependentes todos os seres humanos.

Horta e Criatividade

Convido-os a erradicar a cultura da exploração dos Reinos da Natureza e a estar em comunhão com a Criação, por meio do trabalho diário nas hortas e nos campos.

Reativem a inteligência criadora que Deus  lhes entregou.

Abandonem esse estado de dependência e perceberão, por vocês mesmos, quantos dons o Universo lhes deu.

Por isso, convido todos os Meus filhos para que, a partir de agora e durante os próximos três meses, levem adiante suas hortas orgânicas e sejam capazes de utilizar a criatividade.

Quando tiverem alcançado essa meta, convido-os a enviar fotografias das hortas que puderam construir e do que puderam colher. Que todo esse material tenha um espaço de difusão dentro da Obra dos Mensageiros Divinos, no ¨Portal de autossustentabilidade¨.

Assim, inspirarão e motivarão muitas pessoas no mundo para que assumam abandonar a cultura da dependência e adotem o espírito sustentável e fraterno entre todos os seres humanos.

Bom trabalho de inspiração a todos!

 

Sob a Luz de Cristo, abençoa-os,

São Pio

[1] https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/ Nações Unidas, acesso em 17.04.20