Copos Ecológicos: diga não à saga do copo descartável na Natureza

Lata de lixo cheia de descartáveis parece já ser uma cena típica de fim de festa. Os descartáveis, cuja história acompanhou o desenvolvimento da sociedade de consumo atual, parecem ser práticos e inofensivos. A principal justificativa para o seu uso está na ponta da língua: evitam o esforço da lavagem de milhares de copos, reduzindo o consumo de água na limpeza, principalmente quando o assunto é grandes festas.

Copos Ecológicos

Porém, a boa fama do copo descartável não resiste às correntes atuais que divulgam o consumo consciente. Buscando uma reflexão mais profunda, os jovens da Campanha da Juventude pela Paz, que organizam os Festivais, depararam-se com dois questionamentos:

“De onde vêm os copos descartáveis?”
“Para onde vão os copos descartáveis?”

O branquinho copo descartável, comercializado em casas de festas e supermercados, é produzido a partir do petróleo, sua matéria prima é o Poliestireno. Para a sua produção, o gasto de água é maior do que o provável gasto com a lavagem de copos: consumindo cerca de 500 ml no processo de produção, enquanto uma lavagem de um copo na pia utiliza cerca de 400 ml de água.

Mas os impactos provocados pelo copo descartável não se restringem à sua produção. Os copos descartáveis demoram muito tempo para se decompor, e em muitos casos ultrapassam 300 anos para decomposição completa do material. Muitas e muitas gerações depois, os copos descartáveis do aniversário de um ano de seu filho ainda estarão na natureza para contar história.

Carregado pelo esgoto das metrópoles, grande parte do plástico utilizado vai parar nos oceanos, provocando inúmeros problemas para a vida marinha. Mamíferos marinhos, tartarugas e outros animais confundem peças plásticas com alimento, ingerem pedaços do nosso lixo urbano e vão acumulando danos à sua saúde. Além disso, pequenas partículas de plástico, denominadas de “micro plástico”, são um dos principais poluentes dos mares, acumulam-se ao longo da cadeia alimentar marinha, aniquilando lentamente a vida nos oceanos.

Como guardiães do Planeta, a responsabilidade ambiental está entre os princípios da Campanha da Juventude pela Paz. Apenas através de uma conduta consciente, coerente com as instruções recebidas, é possível o crescimento que proporciona a união de cada ser com estados de paz, e com a essência da Natureza.

Buscando soluções para os problemas dos descartáveis aqui ilustrados, os jovens da Campanha da Juventude pela Paz encontraram um caminho: os copos ecológicos do festival. Enchendo ainda mais o festival de cores, os coloridos copos deixam uma mensagem de responsabilidade ambiental e consciência limpa: em tudo, que o amor atue primeiro!

Copos Ecológicos

Rolar para cima