Equilíbrio integral: Yoga no Festival da Juventude pela Paz

“Toda vida é yoga” – Lema de Sri Aurobindo

oga no Festival da Juventude pela Paz

Yoga é uma palavra sânscrita que significa “caminho, união, realização”. É um processo de união do eu externo com o que há de mais profundo no ser; nesse sentido não se restringe a métodos, exercícios, normas ou posturas, que são apenas instrumentos eventuais para atingi-la.

O Yoga está presente no Festival da Juventude pela Paz. A prática já abriu várias edições do Festival, preparando o corpo e a mente dos participantes para a jornada do evento.

Yoga Integral

A época atual convida os seres à síntese e à purificação. Dessa forma, todas as ações da vida podem ser ocasiões para a prática yóguica.

O Yoga Integral, vivido e ensinado pelo filósofo e iogue indiano Sri Aurobindo, é um exemplo de um sistema de ascese que almeja permear toda a existência humana. O Yoga Integral não exclui a existência e os corpos externos, nem restringe a união com a vida divina a momentos especiais de meditação. Ao contrário, visa transformar o concreto, divinizá-lo, trazer para os átomos e as células o poder de um nível de consciência superior.

Caminho do Equilíbrio

No Bhagavad Gita, livro clássico da tradição hindu, é dito: “O yoga não é para o homem que come demais ou para aquele que jejua excessivamente. Não é para aquele que dorme demais, ou para quem se mantém acordado exageradamente. Que o homem seja moderado no comer e na recreação, moderado na atividade, moderado no dormir e no estado de desperto. Descobrirá que o yoga afugenta toda a sua infelicidade”.

Atualmente, a prática do Yoga convida o ser humano à lucidez permanente nos diferentes planos da vida, sem evasões. As atitudes internas fundamentais do caminhante espiritual são a constante aspiração e o pensamento elevado.


Texto adaptado dos verbetes “Yoga”, “Yoga Integral” e “Yogido Glossário Esotérico de Trigueirinho.

oga no Festival da Juventude pela Paz
Rolar para cima